sexta-feira, 26 de julho de 2013

Agricultores Familiares realizam protesto no INSS de ITAPIPOCA CEARÁ

Os agricultores familiares realizaram protesto na  Agencia do INSS de ITAPIPOCA reivindicando melhores condições de atendimento e cobrando do estado a negociação da PAUTA DA III JORNADA ESTADUAL DE LUTAS.


Os agricultores e agricultoras familiares organizados na Associação da agricultura familiar de Itapipoca  - ASSAF ITAPIPOCA realizarão ato protesto na manhã de hoje  agricultor com objetivo de pressionar o estado para negociação da pauta de reivindicações da III JORNADA ESTADUAL DE LUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR entregue pela FETRAF CEARA CUT a Secretários do governo (Nelson Martins/Desenvolvimento agrário e Francisco Pinheiro/Cultura) do estado no ultimo dia 12 de junho 2013.e reivindicar melhores condições de atendimento na Agencia do INSS DE ITAPIPOCA.

Gerente Gilvanildo Teixeira - Fala aos agricultores
Os agricultores concentrados na Praça do hotel sairão em caminhada até a Agencia do INSS de ITAPIPOCA, onde protestarão com as entradas da Agencia fechada por algumas horas. Segundo Fabiano Sousa, Coordenador da associação da agricultura familiar de Itapipoca os agricultores tem reclamado muito da má condição de atendimento, do alto índice de indeferimento. Afirma e que esta situação precisa mudar.

Reunião de negociação 
Já  agricultor familiar Senhor Francisco Português, de mais de 70 anos que ali protestava com indignação afirma como uma vergonha ver que os agricultor pé rachado, que trabalha a vida toda na roça na hora que chega no INSS ainda ser maltratado.

Auri Júnior Coordenador Geral da FETRAF CEARA/CUT afirmou ser inaceitável esta situação na Agencia de Itapipoca, haja visto que a seguridade social é um direito adquiro e consolidado dos dos trabalhadores, esta pratica que ocorre em Itapipoca precisa ser mudada afirma.

O Gerente do INSS DE ITAPIPOCA, Senhor Givanildo Teixeira acompanhado de sua equipe recebeu uma comissão composta por cinco representantes para negociar a pauta. Comprometeu-se a reverter este quadro de mau atendimento da Agencia de imediato ficando encaminhada uma agenda de trabalho permanente com a ASSAF ITAPIPOCA.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Trabalhadores rurais da SINTRAF fazem manifestação no INSS em Itapipoca

Por Eldem Martins Sob o slogan “Se o trabalhador não planta a cidade não janta”, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar SINTRAF de Itapipoca reuniu cerca de duzentos trabalhadores rurais nesta manhã de segunda feira, 22/7/2013 e se dirigiram a agência da Previdência Social em Itapipoca para reivindicar mais direitos aos benefícios. Durante as manifestações os trabalhadores e os sindicalistas exigiram a presença do gerente do órgão para uma reunião com as lideranças interessadas. O presidente do Sindicato, Fabiano Correa exigiu respeito com o trabalhador, disse não entender porque tanta burocracia com o homem do campo, visto que é um direito que está na Constituição e nas normas da Previdência. “Esses descasos tem acontecido em Itapipoca, como em todo o país, e tem chamado atenção daqueles políticos que estão em sintonia com o povo, altamente massacrados”. Pontuou o presidente.  Prontamente o gerente da Previdência, Givanildo Barroso, recebeu uma comissão formada por cinco representantes, liderada pelo presidente do Sindicado em Itapipoca, Fabiano Correa e Auri Júnior da FETRAF-CE, (Miraíma), Cláudia (Trairi) e Flávio (Amontada). Após 30 minutos reunidos o grupo entregou a pauta com sete reivindicações e um novo encontro acontecerá no dia 2 de setembro do corrente ano no escritório do Sindicato.

 Pautas de reinvindicações apresentada pelo Sindicato a Previdência a-      Humanização no atendimento e nas perícias, que com agricultores.b-     Que os agricultores e familiares, sejam tratados com respeito e dignidade, por parte dos funcionários do INSS e pela perícia médica, sendo que esta deve ser próxima ao local de moradia do segurado e realizada num prazo não superior a 15 dias após o requerimento do benefício;c-      Constituição de um sistema de acompanhamentos dos indeferimentos de benefícios;d-     Garantia da manutenção da qualidade de segurados especiais para quem possui agroindústria familiar sem empregados permanentes, independente do formato jurídico pelo qual a agroindústria foi constituída;e-      Revisão e aperfeiçoamento da Classificação Internacional de Doenças (CID), com o objetivo de reconhecer as doenças ocupacionais oriundas da atividade agrícola, para efeitos no acesso aos benefícios por doença, invalidez e acidente de trabalho. f-       Considerar a declaração de aptidão ao PRONAF como prova plena, visto que atualmente é um mecanismo mais usado pelos trabalhadores para acessar essa política pública.Proposta: Inclusão do inciso X – Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP no artigo 115 da instrução normativa de Nº 61 do INSS/MPS;g-      Assento no Conselho da Junta de Recursos do nosso Estado.O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, região de Itapipoca está implantado desde 2006 e abriga 5.000 trabalhadores e é filiada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Ceará FETRAF – CE. A sede do Sindicato está instalada a Rua José Romero, 239, Bairro do Sanharão e atende pelo telefone: 88-99221853.